Oficina com Selma Trevino- 13 e 14/04

O PENSAMENTO QUE ESCULPE O CORPO

Oficina com a performer, atriz, diretora e coreógrafa Selma Trevino da Corporeal Arts Incorporated de Nova York.

Dias 13 e 14 de abril.

Sábado das 15:00 às 18:00 e

Domingo das 14:00 às 17:00.

A proposta da oficina é fazer uma introdução à técnica de Mímica

Corporal criada por Etienne Decroux, aplicada ao treinamento e criação

do ator.

O objetivo principal do curso é desenvolver a presença cênica do ator, por intermédio de um trabalho corporal consciente dos princípios básicos da Técnica de Mímica Corporal: mudança de planos e níveis, oposições, pontos fixos, equilíbrio precário, imobilidade dinâmica e torções.

O aquecimento consiste em uma seqüência de exercícios baseada em Yoga e Capoeira para “acordar” os músculos e articulações.

A etapa de aprendizado da técnica de Mímica Corporal é voltada somente ao aprendizado da técnica pura: exercícios ginásticos (escalas simples e complexas); exercícios complexos de expressão (estatuárias móveis, andares, contrapesos); figuras de estilo (a oração, entrega da flor, saudando a madrugada) e quadros de mímica.

A etapa de observação do método contará com a demonstração da atriz Alessandra San Martin, do grupo Por Volta de Logo Depois, que apresentará seu espetáculo solo “Vitrines” criado e dirigido por Selma Trevino , onde as técnicas corporais foram aplicadas.

A última parte do curso é dedicada a improvisações e à pesquisa do movimento e da observação de imagens de pinturas e esculturas. Ambas atividades oferecem aos participantes a oportunidade de experimentar a utilização da técnica no processo criativo cênico.

Ao final, cada participante terá desenvolvido uma pequena cena.

 

Breve Currículo

Selma Trevino é performer, diretora e coreógrafa, uma artista de dança e teatro dedicada a investigar o corpo em performance.

Seu processo criativo começa no aprendizado e respeito pela história, tradição e patrimônio artístico coletivo. Formada pela UNICAMP em Artes Cênicas em 1992, obteve seu mestrado pela Universidade de Nova Iorque – NYU em estudos sobre a Performance em 2009. Selma se especializou em Mímica Corporal de Etienne Decroux sendo por quatro anos, 1997-2001, pesquisadora-assistente de Thomas Leabhart em Paris e na

Califórnia. Desde 2001 Selma vem apresentando e ensinando a técnica nos Estados Unidos, Brasil, Canadá e Europa.

Em 2005 Selma fundou juntamente com William Trevino a companhia “Corporeal Arts Incorporated” em Nova Iorque, pela qual vem desenvolvendo performances e oferecendo cursos para universidades e companhias de Dança e Teatro. Em 2006 foi recipiente do patrocínio Outer/Space - Artista-residente 2006-07 pela Instituição “Dance Theater Workshop” de Nova Iorque para criar uma coreografia baseado na peça “El Amor Brujo”, coreografada em 1953, pela performer Americana La Meri. Em 2007 apresentou o processo de investigação e a coreografia na conferência World Dance Alliance Americas em Salvador. Em 2008, co-dirigiu e atuou, como artista convidada, em “El Amor Brujo” reconstruído, no Teatro Barclay, da Universidade da Califórnia em Irvine.

Como performer apresentou solo e grupo performances em diferentes teatros como: Metropolitan Opera de Nova Iorque, Le Regard du Cyne em Paris, Teatro Abílio Pereira de Almeida e LUME Teatro em São Paulo e Koko Teatteri na Finlândia.

Como diretora e coreógrafa seu trabalho foi visto em teatros off  Broadway como: Baryshnikov Arts Center, HERE, Dixon Place, Triskelion Arts and Center for Performance Research – CPR em Nova Iorque.

Um dos destaques de seus trabalhos em 2012, está o espetáculo “On The Beach” com curadoria de Robert Wilson, direção de Márcia Moraes e Egill Saebjornsson no qual Selma foi Coreógrafa e Diretora de Movimento. O espetáculo foi apresentado no Baryshnikov Arts Center em Nova Iorque.

Com o objetivo de aproximar a prática da teoria, Selma mantem contato com a comunidade artística e acadêmica e faz parte da IFTR (International Federation for Theater Research) e também da WDA (World Dance Alliance), apresentando sua pesquisa em congressos e oferecendo palestras para Universidades.

 

Deixe um comentario